05 dezembro, 2008

BRASÃO da Freguesia


Santo António de Monforte já tem um brasão. Um brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado obedecendo às regras da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. Actualmente os brasões são muito frequentes e fáceis de encontrar. Cada autarquia, freguesia ou região tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia.
Os símbolos essenciais do brasão são três: A flor-de-lis, que representa o padroeiro, Santo António, a Ara romana, dedicada ao deus Larouco, símbolo distintivo do património da freguesia e que ainda hoje permanece na Igreja Paroquial e a folha da oliveira que representa o factor económico agrícola da aldeia.

4 comentários:

espanhol disse...

Não posso dizer que ache o brasão o mais bonito que vi até hoje, mas é bom ver que pelo menos já temos um brasão.
Foi uma coisa que nunca percebi, como uma aldeia enorme como a nossa não tinha brasão nem bandeira, estamos a evoluir pouco a pouco, mas no bom sentido que é o importante.

Vamos mostrar orgulho no brasão da aldeia.

Rui disse...

Quem foi o autor do brasão? Foi alguém da Aldeia?

claudy disse...

Rui, a autoria do brasão esteve a cargo da Associação de Heráldica Portuguesa que é a responsável pela aprovação dos brasões institucionais. Os dados para colocar no brasão são fornecidos pela freguesia, mas é a Heráldica a constituir o Brasão.

Rui disse...

Obrigado pelo esclarecimento Cláudia.
O meu comentário surgiu pelo facto de encontrar alguns pormenores que quanto a mim podiam ser melhorados.
Assim, se o brasão se refere à freguesia, deveria conter elementos do lugar das Nogueirinhas, pelo contrário, se o brasão se refere à aldeia, o nome não deveria ser Sto António mas sim Curral de Vacas :). Já agora a muralha refere-se à cidade de Chaves ou ao Castelo de Monforte?
Atenção, esta não é uma crítica destrutiva, aliás, deve dar-se mérito ao impulsionador(a) da ideia, todos sabemos o quão dificil é fazer em vez de falar. É apenas o meu ponto de vista ;)
Cumprimentos a todos