01 julho, 2010

ABERTURA DO CENTRO DIA STº ANTÓNIO


Abriu hoje, aos utentes, o Centro de Dia de Stº António de Monforte.
É com grande alegria que a freguesia vê concretizado este projecto idealizado há mais de 10 anos. Para alguns dos sócios fundadores não foi possível verem a obra acabada, com muita pena que assim é, pois faleceram durante este período, para aqueles que poderão usufruir desta valência é o inicio de um grande trabalho em prole da comunidade.
O Centro de Dia é um espaço de acolhimento onde se desenvolve um conjunto de programas ocupacionais e de lazer adequados aos utentes nas mais variadas condições e etapas das suas vidas que visam promover a qualidade de vida da Pessoa Idosa, assim como actividades que premeiam a prevenção, estimulação e manutenção das capacidades físicas, mentais, cognitivas, relacionais e espirituais da mesma tendo em vista a revalorização da individualidade e da sua contínua autonomia.

Objectivos do Centro de Dia:
Melhorar a qualidade de vida do Idoso e da sua família;
Estimular a participação comunitária do Idoso;
Promover a autonomia do Idoso;
Conservar as competências sociais, psíquicas, físicas e espirituais do Idoso;
Transmitir aos Idosos um ambiente de segurança;
Manter a auto - estima;

O Centro Dia Stº António está dividido em duas valências: Uma vocacionada para pessoas idosas que se podem deslocar ao Centro de Dia uma outra, para as pessoas que necessitam de Apoio Domiciliário para satisfazerem as suas necessidades.

Esta instituição emprega neste momento 5 funcionárias e 1 voluntária que garantem os cuidados básicos e necessários aos utentes inscritos. No entanto quanto mais utentes a instituição tiver, mais certa será a possibilidade de empregar mais pessoas, fomentando o desenvolvimento económico da freguesia.

Obrigado a todos os que já contribuíram com o projecto, sem este investimento pessoal e financeira a obra não se realizaria. A instituição agradece a continuação da colaboração de todos os que o puderem fazer, pois ainda há muito para fazer.

1 comentário:

Daniela Santos disse...

Ha muito tempo que este centro faz falta.