25 setembro, 2006

DJ (disc-jockey)
Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na música Rock it de Herbie Hancock, a qual faz parte da música, e não apenas um efeito, incremento ou Break da música. O Break-beat, é a criação de uma batida em cima de músicas já exitentes, uma especie de LOOP, seu criador DJ Kool Herc, desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MC´s a cantarem... O Beat-Junkie, já é a criação de músicas pelos DJ nos toca-discos, com discos e músicas diferentes...


MC (master of cerimonies / Microphone Cheef)
Porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, também lança mensagens de alerta e orientação, o MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem, muitos MC´s no início do Hip-Hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas...

Nada será feito sem a interação dos 4 elementos do Hip-Hop... O RAP não será Rap se não houver Graffiti, o DJ não será DJ (de Hip-Hop) senão houver B.Boys dançando, e assim por diante segue toda a cultura, senão o Hip-Hop não é Hip-Hop, e sim RAP, Graffiti, Deejay e B.Boy.


Bboy ou Bgirl(break dance)

Bboy ou Bgirl não são apenas bailarinos que dançam Break Dance. Break Dance é apenas um (e talvez o mais popular) dos estilos de dança da cultura Hip Hop. Os estilos da cultura são:Locking;Popping;New School; Break Dance(sem ordem cronológica). Sendo que o Locking (criado por Don Campbell) foi o estilo que deu inicio ao movimento de dança Street Dance. O popping surgiu dentro da mesma época criado pela crew "Electric Bogaloos". New School surge da combinação de vários estilos incluindo como o ragga, e tendo como base os soul steps ou party steps Old school.


Grafitti

"Expressão plástica", "pinturas" geralmente feitas com Spray... Em muros, autocarros, comboios, etc. Sendo considerado por muitos uma forma de arte, diferente do "picho", que têm outra função de apenas deixar sua marca, diferente do grafite, que é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.

Sem comentários: