25 setembro, 2006

o hip hop

Rap (Batida). No inglês das ruas significa Rhythm and Poetry, traduzindo, significa ritmo e poesia, expressão musical-verbal da cultura.
O Rap é um gênero musical surgido no início dos anos 1970 nos Estados Unidos da América. A música rap é um dos elementos do Hip hop; é uma espécie de texto com rimas, falado em ritmo com instrumentos musicais.

História:

O "ancestral directo" do Rap pode ser considerado o Toast, como era chamada a improvisação que os toasters faziam durante as Jams, as festas de rua na Jamaica. O Toast consiste em versar sobre uma versão instrumental ou de uma versão DUB de alguma canção Reggae, sempre no ritmo da batida. Essa tradição foi levada aos Estados Unidos por imigrantes jamaicanos, como o DJ Kool Herc. Nos Estados Unidos, a base de Reggae foi substituída por uma batida tirada do Funk, através da utilização de dois discos idênticos dos quais era aproveitada apenas a parte instrumental da música, chamada Break.

As primeiras gravações de Rap datam do início dos anos 1970, com alguns grupos como os Last Poets e Gil Scott Heron. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predileção.

Na actualidade, os rappers ou MCs utilizam, como base, batidas de outras músicas habilmente extraídas pelos DJs, ou bases montadas electronicamente, ou, ainda, instrumentos tocados por músicos.

Uma característica muito presente no Rap são os samplers, que são "pedaços" de outras músicas "reutilizados" para construir uma nova. Os samplers tanto podem ser da parte instrumental de uma música como podem ser de vocais.


Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por temas mais sérios como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. E foi desviada a glamurização das drogas, da violência, fazendo com que seus ouvintes criassem um estilo próprio, então chamado de "vida loka", que é marginalizado pela parte mais estudada da sociedade, pois irritando a forma de que eles reclamam da vida sem tentar mudar de uma maneira limpa, como é o caso de muitos atletas. Ser "vida loka", significa ter a sua própria cultura, banalizando a sociedade, criando suas próprias leis, e dizendo o que é certo e o que é errado. Rapidamente se tornou um dos tipos de música mais famoso em todo o mundo.

Sem comentários: