11 fevereiro, 2009

ESCOLA para os mais velhos




Nunca é tarde demais para estudar, é assim que demonstra a vontade dos cerca de 30 novos alunos que pretendem concluir o 6º e 9º ano através do Programa RVCC itinerante, a realizar em Stº António de Monforte.
Enquadrado na Iniciativa de Novas Oportunidades o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) permite aumentar o nível de qualificação escolar da população adulta, através da valorização das aprendizagens realizadas fora do sistema de educação atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico ou secundário.
Após algumas acções de divulgação e mediante interesse demonstrado, a nossa freguesia acolhe a 2ª itinerância do projecto levado a cabo pelo Liceu Fernão de Magalhães, sendo este considerado pelas professoras, o grupo de maior dimensão, havendo a necessidade de dividi-lo em dois grupos para melhor aproveitamento. Um grupo para os que pretendem concluir o 6º ano e outro para o 9º. Motivação não falta, desde o elemento mais novo, com 29 anos, até ao mais velho com 77 anos, todos pretendem aproveitar esta oportunidade que lhes permite adquirir habilitações para diversas finalidades. Para uns é a oportunidade de conseguirem concorrer a empregos que hoje pedem a escolaridade mínima, para outros apenas a satisfação de concluir mais uma etapa do seu percurso escolar, mas fundamentalmente os objectivos prendem-se com o futuro, “nunca se sabe quando fará falta o certificado de habilitações.”
Foi celebrado um protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia e a Escola, no sentido de ser proporcionado um espaço para as aulas, que têm a duração média de 1h30, uma vez por semana, num período que pode intercalar os 6 e 8 meses, depende do andamento dos grupos.
Parabéns pela iniciativa e principalmente a todos os que tiveram a coragem de voltar a pegar no lápis e no papel, seja em que idade for, vale sempre a pena!

1 comentário:

Unknown disse...

Boa sorte aos novos estudantes.